COMPOL – Quem Somos!

O COMPOL surgiu em 2009, por iniciativa da Professora Doutora Heloiza Matos. O grupo de pesquisa iniciou as atividades na Faculdade Cásper Líbero, onde permaneceu até junho de 2010.

Na época, os trabalhos já aconteciam sob aprovação do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os estudos concentravam-se em “Capital Social, Tecnologia e Processos Políticos”.

Em agosto de 2010, Heloiza Matos retornou à ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo). Ela passou a integrar o PPGCOM-USP (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação), na função de docente permanente e pesquisadora sênior.

Na Universidade de São Paulo, Heloiza Matos manteve a continuidade dos trabalhos do grupo de pesquisa. Desta vez, analisando “Comunicação Pública e Comunicação Política”. Os estudos passaram a ser, então, vinculados à Comissão de Pesquisa, sediada no CRP (Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo).

Com a participação de membros da Cásper Líbero, a coordenadora do COMPOL não só manteve as atividades, como as ampliou com a participação de novos integrantes, acrescentados ao longo dos anos. Entre eles, ex-orientandos, novos orientandos e interessados em geral.

O COMPOL tem como diferencial a autonomia e a responsabilidade dos membros que o compõem. Mesmo durante os períodos nos quais a coordenadora esteve ausente do país – por motivos de estudos no exterior –, o grupo continuou a promover as reuniões. Os encontros ajudam nas reflexões acerca dos temas estudados e nas produções.

Os compromissos acontecem com a participação de Heloiza Matos e dos demais membros, por meio do Skype e do Hangout. As ferramentas possibilitam a participação contínua de integrantes que residem fora do Estado de São Paulo e que estão em diferentes países.

A internet também permite que as interações dos membros sejam contínuas. O grupo utiliza, além das redes sociais, sites como o SlideShare para a disponibilização de apresentações, resumos e traduções feitas por seus componentes. E-mails e aplicativos, a exemplo do WhatsApp, são utilizados para comunicações constantes e troca de informações visando ao aprofundamento dos estudos da comunicação.

As produções acadêmicas dos alunos vinculados ao COMPOL invariavelmente são publicadas em congressos e revistas da área. A propagação do conhecimento contribuiu para a visibilidade das pesquisas realizadas.

O grupo é aberto à colaboração espontânea e voluntária. Também por isso agrega os orientandos da Professora Doutora em curso e ex-orientandos.

Contribuem com os avanços das pesquisas comunicacionais, doutores que estão realizando e que já finalizaram o estágio pós-doutoral; colaboradores tanto do mercado de trabalho quanto da academia; e alunos da graduação que demonstrem interesse pelo campo de estudo.

O grupo também possui participação de bolsistas CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq.

Desde 2014, o COMPOL atua como grupo de pesquisa autônomo na ECA, com apoio do CNPq.

Sobre o COMPOL

COMPOL atua como grupo de pesquisa autônomo na Escola de Comunicações Artes da Universidade de São Paulo, com apoio do CNPq.

Entre em contato conosco!

Encontros periódicos semanais ou quinzenais